slideslide

MENSAGEM SOBRE AS ELEIÇÕES 2020

“É claro que o Estado é uma obra da natureza e que o homem é por natureza um ser que forma o estado”. (Aristóteles)

No próximo domingo dia 15 de novembro de 2020, haverá eleições em todo o nosso País para a escolha dos cargos de Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores nas 5570 cidades da república federativa do Brasil.

Neste período é sempre oportuno conscientizar as pessoas a respeito da importância da escolha daqueles que irão governar o seu municipal pelos próximos quatro anos.

É preciso votar consciente, votar em políticos comprometidas com o bem comum, sobretudo com as pessoas mais vulneráveis e com políticas públicas que atenda às necessidades do município. CF (Campanha da fraternidade 2019. DOCAT (Doutrina Social da Igreja Católica).

A palavra política é de origem grega, “polis” que significa “cidade”. Neste sentido, determinava a ação empreendida pelas cidades-estados gregas para normalizar a convivência entre seus habitantes e com as cidades-estados vizinhas.

Podemos definir a política como busca de se chegar a um consenso para a convivência pacífica em comunitariamente. Por isso, a política é necessária pois vivemos em sociedade composta de diversas culturas onde seus membros pensam diferentes.

O filósofo Aristóteles foi um dos primeiros a explicar o conceito de política no seu livro Política”. Ele define que esta é um meio para alcançar a felicidade dos cidadãos. Mas para isso, o governo deve ser justo e as leis, obedecidas.

“Mas, para que um Estado seja bem organizado politicamente, não basta que tenha boas leis, se não cuidar da sua execução. A submissão às leis existentes é a primeira parte de uma boa ordem; a segunda é o valor intrínseco das leis a que se está submetido. Com efeito, pode-se obedecer a más leis, o que acontece de duas maneiras: ou porque as circunstâncias não permitem melhores, ou porque elas são simplesmente boas em si, sem convir às circunstâncias”. (Aristóteles)

Por isso é importante frisar que o voto é um instrumento extraordinário para o bom funcionamento das instancias da sociedade, do bem comum, do investimento na saúde, na educação, no progresso, na promoção da dignidade humana, na justiça social, na segurança e no lazer.

Portanto, é bom lembrar que o voto não tem preço, OAB (Ordem de advogados do Brasil) e CNBB (Conferência nacional dos bispos do Brasil) porém tem consequências que poderão comprometer o bom funcionamento de todo corpo governamental. Comprometendo assim os setores fundamentais e estruturais da sociedade, como saúde, educação, segurança, saneamento básico e outras áreas importantes.

Destarte, vote consciente, escolha bem os futuros representantes do seu município. Para que possam atuar com dignidade e honrar a missão que Deus lhes confiou dignamente! Que Deus ilumine as mentes de todos os eleitores do nosso País para que escolham com sabedoria e discernimento seus futuros governantes.

Atenciosamente:

Frei Damião do Nascimento Souza, O. CARM. 14/11/2020

Tecnologia do Google TradutorTradutor